Texto por Álvaro Samways.
A esta altura você também já deve ter assistido uma das cenas mais decepcionantes da Internet e da TV nos últimos tempos (caso não tenha visto aqui está http://www.youtube.com/watch?v=lmGJinJnA5k&feature=related). A cena trata de uma reportagem, veiculada pelo canal de Internet Folha Online, onde uma turba de crianças/adolescentes desprovidos de qualquer molécula de inteligência e noção do ridículo expõem suas tristes figuras abatidas, revoltadas e injuriadas pelo cancelamento de uma tarde de autógrafos com uma banda de 23ª categoria chamada Restart.
No vídeo os fãs da tal “banda” aparecem demonstrando toda o seu baba-ovismo e falta de inteligência. Uma garota num primeiro momento mostra-se disposta a não desistir nunca de seu artista/objeto de desejo. Um não menos vexatório rapaz (lá não muito rapaz assim), relata que estava desde as 4 da manhã acordado a espera do histórico momento. Uma terceira fã (se contarmos o rapaz como algo de gênero indefinido), protagoniza o ponto alto da infame cena: entre prantos ela diz achar uma “puta falta de sacanagem” o que acontece no recinto, pois ela estava sem comer a horas, e tomou uns “chegas pra lá” nada delicados por parte da segurança do evento só pra ver seus ídolos e ganhar deles um pouco de atenção.
Nem vou discutir o fato da banda em si ser menos do que lixo em qualquer quesito musical possível e impossível de se analisar, tampouco o por que de uma aberração musical ululante como esta fazer sucesso neste nosso país. O que eu quero colocar em ênfase é como o artista ou membro de uma banda demonstra nenhum respeito pelo seu fã. Claro que existem algumas exceções, mas a maioria esmagadora é tratada da forma como se vê no vídeo: com descaso, arrogância e imbecilidade.
Desmoralizados em um veículo de mídia nacional, estes jovens fãs não pagaram apenas um papel de idiotas, eles também demonstraram um completo desrespeito para consigo mesmos, uma atitude típica daquele tipo de fã histérica que se propõe a agüentar todo tipo de humilhação caso isso lhe proporcione uma maior proximidade com seu ídolo.
Claro que levar uns pescotapas da polícia e de seguranças truculentos não é nada se comparado ao ato de ouvir uma única música desta “banda” (“bando” melhor conceituando) do início ao fim. Pois como diz uma velha teoria, cada fã tem o ídolo que lhe completa. Ao que parece, e de forma lamentável, estes adolescentes parecem não se importar com todo o acontecido, pois mesmo o mais indignado e revoltoso ser que aparece naquele vídeo, prometendo cumprir a terrível ameaça de “xingar muito no twiter”, parece não estar revoltado com a banda , e sim direciona a culpa do ato á “organização”, aos seguranças, e a outros fãs, que teriam tentado invadir o local de pequena capacidade de público. Tudo isso deixa bem claro á que ponto um artista consegue moldar a mente de uma pessoa ingênua, ponto este de poder brincar com sua imbecilidade sem que ela sequer suspeite disso. É como se dissessem: “é isso que vocês que compram nossos cds, vão aos nossos shows e querem nosso autógrafo merecem: uma boa escovada da polícia”.
Algo precisa ser feito nesta pirâmide de estultícia o mais cedo possível. Pois do contrário, teremos num futuro não distante, massas inteiras de idiotas babões (basta olhar a comunidade oficial no Orkut da tal banda para fazer você temer pelo que seus filhos e netos aguardam). É de fazer perder a fé até o mais entusiasmado otimista! Da vontade de defender a tese de que algumas pessoas deveriam ser proibidas de se reproduzir. E isto não se restringe ao nosso Brasilsão não, é algo que acontece em escala mundial!
A algum tempo atrás li no Yahoo um ótimo texto escrito pelo colunista e crítico musical de plantão Régis Tadeu. Este texto causou até certa indignação por justamente uma grande parte destes indivíduos pouco pensantes, que não conseguem ver sua cegueira ser tratada com tintas racionais. Deixo aqui e peço encarecidamente que leiam, pois este texto embasa e complementa tudo que escrevi aqui.
Aqui está o trecho que penso ser o central:
Por Regis Tadeu, colunista do Yahoo! Brasil
”Todo Fã é Um Idiota!
Sim, é isso mesmo o que você acabou de ler aí no título deste artigo.
Antes de tudo, é preciso deixar claro: fã é todo aquele ser que chora por seu ídolo, que coleciona pastas e pastas com fotos de seu objeto de desejo, que tem seu quarto forrado de pôsteres do alvo de seu fanatismo (palavra que, não à toa, originou o termo "fan" ou "fã", dando uma 'abrasileirada'), que chora na porta de camarim, que passa dias e dias na fila, esperando o momento de entrar no local onde acontecerá o show de seu "amor não correspondido". Ou seja, é o retrato nu e cru, despido de qualquer racionalidade, de um idiota.
Se você é daquelas pessoas que adora o seu ídolo de uma maneira eqüilibrada, que aprecia o seu trabalho quando o cara manda bem, mas reconhece as pisadas na bola e os vacilos, então você não é um fã, mas sim um admirador. Você simplesmente gosta da banda ou de quem quer que seja. Você não o ama, não chora por ele, não grita, não se desespera quando um pedido de autógrafo é recusado, não pensa em cortar os pulsos quando recebe a notícia que seu "amor" vai se casar com uma outra pessoa que não é você. Você não é um fã. Você não é um imbecil.
E a verdade precisa ser dita, mesmo que ela seja muito dolorida para quem está lendo este artigo neste exato momento: o artista também acha que o seu fã é um idiota.
Ele sabe que esse amor desmedido é uma bobagem, um transtorno hormonal muito comum em adolescentes - embora sejam freqüentes os casos de pessoas mais velhas se portanto como bobalhões (em caso de dúvida, vá até a porta de um hotel de luxo que esteja hospedando um artista internacional e veja com seus próprios olhos).
O artista quer que você compre o disco dele e vá aos shows, que demonstre explicitamente a sua devoção comprando a camiseta da turnê, a edição especial do CD que está sendo "trabalhado" na turnê, o chaveirinho, o imã de geladeira. Todo artista no fundo, pensa "me ame, me idolatre, compre todas as bugigangas que eu soltar no mercado, mas fique longe de mim". Lamento, mas esta é a pura verdade.”
Adorei, HUDHDAUDHDSUD
ResponderExcluirQuando eu vi a tal cena chorei de tanto rir.
ResponderExcluirUma adolescente (da minha idade ou mais velha que eu) chorando por Restart (que deveria ser Game Over) e ainda por cima falando: "Puta Falta de Sacanagem", da duas uma, ou ela é uma menina super sem vergonha e queria sacanagem naquele lugar, ou é muito acéfala para falar isso. Gostei do post.